Porque iniciar um negócio na infância?

Gerenciar uma empresa na infância ensina as crianças que o futuro nem sempre será fácil, mas que nada será impossível se ele acreditar no seu potencial.

Muitas vezes, vetamos nossos filhos de experiências incríveis, pelo medo de sofrer com resultados negativos. Mas devemos ter em mente que a dor emocional de “nem sempre ter o sucesso” é algo que estamos suscetíveis a sofrer o tempo inteiro, ainda mais quando enfrentamos a fase adulta.

Mas devemos incentivá-los a montar um negócio quando criança? A resposta é sim! Mesmo que por diversão, seja com a venda de pulseiras de miçangas, ou negócios ainda menos complexos, incentive e dê o apoio necessário. 

Empreendedorismo infantil

Desde cedo, elas aprendem a lidar com problemas de uma vida empreendedora.

Mesmo que não dê certo, a criança já aprende com esta experiência. Um ganho positivo é o fortalecimento de uma das características empreendedoras: saber lidar com as adversidades. Ao lidar com o fato de abrir o próprio negócio, a criança aprende que nem tudo dará 100% certo, mas se ela deu o melhor de si, isso significa que ela perseverou em seus sonhos. Além do mais, ela pode acabar criando soluções para os problemas encontrados, ou desenvolver novas ideias de negócios que poderiam dar certo. Isso minimiza o fato do sonho idealizado ser bem diferente da realidade do negócio, incentiva o lado criativo e minimiza o medo de errar no futuro.

O importante é começar a lidar com essas adversidades o quanto antes, para que elas estejam mais preparadas para o futuro empreendedor.
 

Mas, abrir uma empresa não é complicado demais para uma criança?
Pense nas consequências disso: o máximo que pode dar errado é o negócio não dar certo. Afinal, o risco, na verdade, é mínimo quando analisamos um mini empreendedor e seu negócio de venda de pulseiras, com um empreendedor mais maduro que abre uma empresa para seu auto sustento. A responsabilidade é menor, mas não é isenta.

Independentemente dos planos de negócio de ambos, sempre existirão problemas a serem resolvidos, a diferença, no entanto, são os riscos envolvidos. Dessa lição, o que se aprende é: ser responsável pelos seus atos, saber que tudo o se faz tem resultados positivos ou negativos. 

Além de se tornar um adulto mais responsável no futuro e criar a habilidade de enfrentar as adversidades, o que mais podemos adquirir ao criar um negócio na infância? 
•    Calcular os riscos
•    Perder o medo de errar.
•    Aumento da confiança.
•    Ideias mais assertivas.

E por fim, a bagagem. Quem começa cedo, pode ter mais bagagem do que a de quem acorda tarde.

Vale a pena conferir: A Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, mostra a visão Mathew Torren, co-fundador do blog Youngentrepreneur, em relação às inúmeras vantagens de começar um negócio na infância. Para acessar, clique aqui.

Quer se aventurar no mundo empreendedor? Conheça mais sobre o empreendedorismo para crianças.

+55 (31)
Email