Empreendedorismo para Adolescentes

Uma fase cheia de mudanças requer alguém que os mostre qual direção seguir para obter pleno aproveitamento de suas habilidades para o futuro.

Quando crianças, descobrimos coisas novas com as quais nos envolvemos com muita facilidade, afinal, faz parte do universo infantil se aventurar, brincar de ser gente grande, inventar coisas mágicas que vão mudar o mundo. E para que elas se tornem empreendedoras, algumas características esperam apenas por um empurrãozinho para florescer, como é o caso da criatividade, do trabalho em equipe, da liderança e várias outras.

Diferente das crianças, os adolescentes vivem uma fase na qual tudo é muito mais intenso. Eles ainda possuem as características empreendedoras prestes a florescer, esperando um empurrãozinho junto de  um sopro de confiança. No entanto, a fase adulta começa a criar forma e é chegado o momento de fazer decisões importantíssimas para suas carreiras. Sem o preparo para isso, os adolescentes tornam-se adultos sem a certeza do que eles realmente são capazes de fazer, tanto para eles mesmos, quanto para a sociedade em que vivem.

empreendedorismo para jovens

No Brasil, o principal foco, desde o começo na pré-escola, é a formação de indivíduos capazes de viver em harmonia dentro de uma sociedade e, claro, prepará-los para enfrentar o ENEM. Aprende-se um pouco de tudo: biologia, física, química... Mas esquecem de prepará-los para os desafios da vida adulta. Quais são suas reais habilidades? O que podemos fazer com elas? O que você quer fazer com elas?

E aí, chegamos aos 17 ou 18 anos com uma coisa em mente: passar no vestibular. Mas para qual curso? Em qual faculdade? Para qual propósito? Essas e muitas outras são dúvidas comuns de vários adolescentes. Muitos passam no vestibular, mas trocam de curso, trancam a matrícula, ou mesmo, abandonam a faculdade, isso porque não estavam preparados para o futuro que os aguardava. 

As escolas e a sociedade se esquecem de dar voz ativa às crianças e aos adolescentes, levando-os para um único caminho de sucesso: ter uma graduação. É claro que o diploma é fundamental no mundo em que vivemos, principalmente para auxiliar a jornada profissional. Mas a certeza de que este é o único caminho para o sucesso profissional e para a realização pessoal, é algo que precisa ser repensado pela sociedade. Concluir um curso de graduação não deveria ser o sonho final de um jovem, e sim, uma etapa a concluir-se para atingir um sonho muito maior. Ou seja, a partir do ponto em que perguntamos “O que você quer fazer? O que você sabe fazer? E o que você tem que aprender para alcançar seus objetivos?” vamos atrás do conhecimento necessário.

Então, como torná-los mais preparados para alcançar seus objetivos? Como mostrar que o mundo de hoje não é tão desestimulador para estes jovens que sonham alto?

Devemos mostrar que o mundo corresponde aos seus sonhos, basta ter preparo para isso:

No curso de empreendedorismo, temos aulas ligadas ao autoconhecimento, trabalho em grupo, criatividade, marketing, liderança, educação financeira e muito mais. Tudo para que as crianças e os adolescentes se preparem para enfrentar as adversidades impostas pela vida.

No caso dos adolescentes, que já têm a maturidade cognitiva muito maior do que as crianças, nós exploramos muito mais as áreas, trabalhando as ferramentas e já as aplicando no dia a dia. As lições formam indivíduos capazes de pensar em soluções para diversas variáveis, inclusive, para sua formação profissional

Por fim, as ferramentas não apenas auxiliam na escolha do caminho, como também, dão suporte para vários trechos deste caminho. Oferecer o conhecimento e bagagem para esta nova aventura, é dar chances para que estes jovens comecem sua própria jornada empreendedora. É oferecer a oportunidade de mudança que eles tanto sonham, de serem diferentes e fazerem a diferença.

Conheça mais sobre os Cursos de Empreendedorismo UP e faça parte da nossa academia de ideias. 

+55 (31)
Email