Como o Ambiente Lúdico Propicia Melhor Aprendizado

Brincar, não deixa de ser uma forma de se expressar. Induz à criatividade, ao trabalho em grupo e torna o processo de aprender, muito mais divertido.

Quando falamos de atividades lúdicas para o aprendizado, em suma, queremos dizer que as crianças aprendem enquanto brincam. Como já é algo natural uma criança brincar, o lúdico se torna uma maneira de envolver as crianças nas atividades que proporcionarão ensinamentos valiosos para a vida inteira. Por isso, essas atividades lúdicas permitem que as crianças tenham vontade de aprender, afinal, elas farão uma coisa que amam: brincar!

atividades lúdicas .

Mas como as atividades lúdicas propiciam melhor aprendizado?

As atividades lúdicas são ótimas para o desenvolvimento de várias características essenciais ao empreendedorismo. A linguagem, a memória, a atenção, a percepção e a criatividade, por exemplo. Mas para que seja uma experiência interessante, devemos proporcionar um ambiente onde as crianças explorem sua curiosidade, instiguem sua criatividade e criem o senso crítico, ou seja, através de situações imaginárias e diversas atividades que as levem para outra atmosfera, para que comecem a desenvolver suas características empreendedoras. 

Ainda no processo para transformá-las em mini empreendedores, o lúdico facilita a construção da reflexão e da autonomia, que dá voz ativa às crianças de maneira saudável e produtiva. Elas interagem umas com as outras, desempenhando papéis sociais, discutem as regras das atividades, criam novas regras e propõem soluções para os problemas. Isso permite que resolvam conflitos por eles mesmos, além de ajudar a desenvolver a capacidade de compreender pontos de vista diferentes. 

Portanto, mesmo brincando, elas se preparam para a vida e acabam explorando papeis na sociedade, que serão fundamentais seu crescimento e sua formação como empreendedor. Afinal, elas vivenciam diversas situações e se preparam para o futuro.

A partir de jogos e atividades mais divertidas, as crianças começam a se expressar de verdade, pois estão vivenciando uma atividade que elas amam fazer – e fazem a todo o tempo. Por isso, o ato de brincar, que é algo tão natural para elas, acaba desenvolvendo mais suas potencialidades, o que ajuda a descobrir quais serão suas áreas de interesse no futuro.

Outra característica muito importante do empreendedor é a criatividade, que é muito explorada pelo uso em atividades lúdicas, uma vez que as brincadeiras dão liberdade para se expressar, indicando que as crianças podem imaginar à vontade, dentro de um determinado contexto.

No final, as crianças se expressam com mais facilidade, aprendem a ouvir, a respeitar e a discordar de opiniões. Começam a exercer sua liderança, sua criatividade, capacidade de enxergar oportunidades e de solucionar problemas.

Saiba qual a importância de profissionais para a formação de mini empreendedores.
 

+55 (31)
Email