Como desenvolver o empreendedorismo infantil em casa

Algumas estratégias que você pode adotar em casa e que farão toda a diferença no futuro do seu filho.

Inovação: essa é a palavra do futuro! Em um mundo cada vez mais dinâmico e versátil, os próximos anos prometem várias oportunidades, mas também grandes desafios. Nesse contexto de mudanças constantes, inserir o empreendedorismo na educação das crianças surge como ferramenta para a formação de indivíduos capazes de pensar, criar e produzir um novo modelo de sociedade.

Mas como desenvolver a cultura empreendedora nos jovens?

Primeiro, precisamos abandonar a ideia de que empreender se resume a abrir o próprio negócio. Ao estimular competências empreendedoras desde cedo, estamos preparando adultos capazes de imaginar e executar seus objetivos, seja na vida pessoal ou profissional, independentemente da área em que decidam atuar.

No Brasil, a cultura empreendedora ainda não está totalmente inserida no ensino tradicional. Por isso, essas habilidades podem e devem ser promovidas dentro de casa. Ao introduzir ações simples no cotidiano das crianças, é possível despertar atitudes capazes de torná-las protagonistas do próprio futuro.

Continue a leitura e confira abaixo algumas práticas que você pode adotar no dia a dia para potencializar a educação do seu filho:  

Estimule a criatividade

Toda criança é criativa por natureza. E a criatividade é a mãe da inovação. Aproveite essa característica e estimule seu filho a pensar em novas possibilidades para coisas que pareçam simples

Uma forma lúdica de fazer isso é propor histórias em que ele seja desafiado a encontrar soluções para superar obstáculos. Criando situações em que ele precise pensar de maneira inovadora, você irá incentivá-lo a traçar seu próprio caminho e a buscar novas soluções para modelos pré-existentes.

Desafie seu filho

Desafie uma criança, ou um jovem, a imaginar novas possibilidades para o seu próprio cotidiano. Questionar seu filho sobre como seria determinado brinquedo caso tivesse sido criado por ele, por exemplo, vai incentivá-lo a pensar fora do padrão. Ele terá que buscar soluções e maneiras de interagir com a própria realidade de um jeito diferente.

Essa é uma ótima forma de fazer com que o jovem desenvolva alternativas para o futuro, em vez de simplesmente consumir o que já está pronto. Além disso, incentive-o a pesquisar e procurar referências para o que deseja realizar. Assim, seu filho aprenderá como sair do campo da imaginação e colocar a mão na massa.

Incentive a autoestima

A confiança é uma habilidade comportamental indispensável para ser um empreendedor de sucesso. E ela está diretamente relacionada à autoestima. Permitir que a criança solucione algum problema, por exemplo, auxilia o desenvolvimento de sua autonomia e, consequentemente, faz com que ela acredite mais em si e em suas capacidades.

Deixe seu filho tomar pequenas decisões sobre seus relacionamentos ou hábitos diários. Por exemplo, ele pode ajudar em tarefas como arrumar a mesa do almoço ou escolher a roupa que vai usar. Desta forma, você promove a autonomia, dando a ele responsabilidades.

Deixe seu filho aprender com o próprio erro

Na formação das crianças, é preciso controlar a ansiedade - especialmente quando elas estão descobrindo coisas novas. Respostas prontas podem atrapalhar o desenvolvimento da autonomia delas para a vida adulta. O erro é indispensável para que seu filho descubra sozinho a melhor maneira de fazer algo.

Estimule-o a resolver seus próprios desafios e a aprender com os erros que cometeu. Se ele não alcançou um bom resultado em alguma atividade, incentive-o a se esforçar mais e a se preparar para uma nova tentativa. Ajude-o a identificar quais foram as falhas cometidas e incentive-o a pensar em soluções para não repeti-las novamente.

As crianças devem aproveitar todas as experiências como aprendizado, e não como frustrações que poderão ter impacto negativo nas suas ações futuras.

Invista em novas atividades

Para que os jovens consigam identificar do que realmente gostam, é essencial que eles vivam experiências diversas durante a infância e adolescência. E é papel dos pais promoverem essas atividades e observarem esses momentos.

Inclua atividades complementares à escola convencional. Além disso, busque instituições que proporcionem um ambiente lúdico, apropriado para a idade, e que promovam dinâmicas que despertem características como autoconhecimento, trabalho em grupo e liderança, entre outras habilidades fundamentais aos empreendedores de sucesso.

A educação é o bem mais valioso que você pode proporcionar ao seu filho. Portanto, esteja aberto a possibilidades que permitam uma formação ampla e alinhada com as exigências que estão por vir.

Gostou? Quer receber mais conteúdos que lhe auxiliem nesta trilha para o empreendedorismo infantil? Acompanhe nossas redes sociais que sempre temos novidades!

+55 (31)
Email