4 jovens referências quando o assunto é empreendedorismo

Você é do tipo que acredita que empreendedorismo não é coisa de criança? Confira a história de 4 jovens que lhe farão mudar de ideia!

Empreendedores de sucesso são, em geral, pessoas proativas, inovadoras, com espírito competitivo e sem medo de arriscar. Características fortes. Será que é possível encontrá-las em um jovem ou uma criança? A resposta é sim.

Ensinar desde cedo a cultura do empreendedorismo desenvolve, na vida adulta, a capacidade de inovar e liderar, independentemente do ramo em que se decida atuar. Investir nesse tipo de capacitação transforma os jovens em protagonistas de sua própria formação.

O que isso quer dizer é que desenvolver habilidades empreendedoras não significa transformar seu filho num empresário-mirim. Esse não é o objetivo primordial. Investir no empreendedorismo infantil é garantir que a criança e o jovem adquiram habilidades que serão valorizadas em todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional.

Alguns jovens, porém, aproveitam esse incentivo à imaginação fértil, típica da fase de descobertas, para converter brincadeiras simples em ideias, soluções e, potencialmente, grandes negócios. E os resultados podem mudar a vida de muitas pessoas.

Quer conhecer alguns exemplos? Então, confira no blog post abaixo quatro casos inspiradores quando o assunto é fazer de pequenas ideias grandes negócios! Confira:

Júlia Macedo

Aos 9 anos, ela foi a responsável pela criação da campanha Lacre do Bem. O projeto foi idealizado para arrecadar lacres de alumínio, que foram vendidos para reciclagem. A renda obtida foi usada para comprar cadeiras de rodas, doadas para pessoas com deficiência.

No início, Julia teve muita dificuldade para juntar os lacres. Então, começou a fazer bilhetinhos, que ela entregava todos os dias na escola, pedindo a colaboração das pessoas.

Com o sucesso da campanha, que começou em 2013 e dura até hoje, a menina ganhou oito prêmios e se tornou uma referência em empreendedorismo da solidariedade.

julia%20macedo%20.jpg

Harli Jordan

Após perder sua coleção de bolinhas coloridas, o garoto de 8 anos tentou comprar novas na internet, porém percebeu que quase não havia oferta delas online. Foi quando ele teve a ideia de começar a vender suas próprias bolinhas.

Harli transformou sua paixão em um negócio que, hoje, fatura milhares de libras no Reino Unido e outros países. Com o sucesso, ele ficou conhecido como o rei das bolinhas.

Harli%20Jordan.jpg

Caine Monroy

Caine Monroy encantou o mundo com seu fliperama de papelão. O menino, na época com 9 anos, criou o brinquedo com caixas da loja de autopeças de seu pai, sendo responsável tanto pelo design quanto pelos jogos do brinquedo.

Sua história ficou conhecida mundialmente quando o cineasta Nirvan Mullick visitou a loja e foi surpreendido pela criação de Caine. Fascinado, ele dirigiu um curta-metragem sobre o garoto que sonhava em comercializar seu fliperama.

O filme teve mais de 10 milhões de visualizações na internet. Com a repercussão, o cineasta criou um fundo de arrecadação para pagar os estudos de Caine. As contribuições somaram mais de US$ 240 mil.

caine%202(1).jpg

Rachel Zietz

Aos 13 anos, enquanto a maioria dos jovens da sua escola estava preocupada em entrar para o time de lacrosse, a jovem decidiu usar a paixão dos colegas para empreender.

Ela se tornou a fundadora e CEO da Gladiator Lacrosse, loja online que comercializa equipamentos para o esporte. O negócio se transformou em um sucesso de vendas e, com 15 anos, a jovem da Flórida já possuía um império de US$ 1 milhão.

rachelzietz005.jpg

Viu como algumas crianças despertam seu lado empreendedor desde cedo e encontram o sucesso investindo sua criatividade, imaginação e coragem em projetos de que realmente gostam?

Investir em uma formação que estimule neles as características inerentes aos grandes empreendedores é fundamental para torná-los adultos capazes de planejar, executar e alcançar seus objetivos de forma autônoma.  

Procurando uma instituição que lhe ajude com isso? Conheça a Enterprising Up. Aqui, nós despertamos nos nossos alunos comportamentos e atitudes que vão prepará-los para superar os obstáculos no caminho da criatividade. Quer saber como? Entre em contato com a gente.

+55 (31)
Email